SAADE - Fluxograma CoIDH

Fluxo de Atendimento da CoIDH 

Este relato tem a finalidade de explicar os procedimentos de demandas que chegam à Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE, especificamente na coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos (CoIDH).

Geralmente as ações relacionadas aos discentes com deficiência têm seu maior fluxo no começo do ano acadêmico, tendo se intensificado mais no últimos 3 anos com a aplicação da reserva de vagas as pessoas com deficiência.

Quando o ingressante finaliza sua matrícula ele ou a coordenação de seu curso procuram a SAADE com a finalidade de receber alguma orientação.

O primeiro passo é agendar uma reunião para ouvir, do discente ou docente, o que precisa em termos de adaptações para a sua vida acadêmica. Esses encontros contam na maioria das vezes com a presença da coordenação de curso.

De acordo com a deficiência e as sugestões são apresentadas e a SAADE aponta caminhos.

Exemplo - Estudantes ou Servidores com Deficiência visual: é conversado sobre adaptações
de materiais no formado indicado pela pessoa. Para adaptação de materiais é falado a importância da antecipação das matérias a serem dadas em sala de aula. Em locais de uso comum como restaurante universitário, bibliotecas, laboratórios e prédios de salas de aula a SAADE conversa com esses setores para orientar de como atender e direcionar os alunos com deficiência visual que procuram utilizarem esses espaços.

Aqueles com deficiência auditiva que solicitem a Interpretação em Língua Brasileira de Sinais são encaminhados ao serviço e apoio de intérpretes em LIBRAS.

Os que apresentem deficiência física procuramos orientar manter suas aulas em espaços localizados no térreo ou onde o elevador esteja funcionando adequadamente. Alguns deles que solicitaram uma mesa melhor procuramos disponibilizar mas o desafio maior está na parte arquitetônica da UFSCar.

Assim sendo não existe um padrão fixo de atendimento e procedimento procuramos ouvir da pessoa com deficiência os anseios para assim direcionar as ações. Não pode haver ação sem escutar a pessoa com deficiência matriculada na UFSCar.

Reforçando que cada campi tem a sua especificidade e diferenças que devem serem respeitadas.

Ainda, a SAADE procura orientar aqueles ou aquelas que solicitem apoio mesmo não sendo pessoas com deficiência como é o caso de déficit de aprendizagem, atenção entre outros também é atendido sendo direcionados a setores que possam ajudar como a CAAPE ou a setores da área da saúde.
Quando a solicitação exigida é o lado social os encaminhamentos são feito para Pró Reitoria de Assuntos Comunitário e Estudantis PROACE ou o departamento de apoio ao Estudante procurando estar acompanhando de perto esses procedimentos.

Em síntese procuramos mostrar um pouco como são direcionados os fluxos de demanda na SAADE.

Texto elaborado por: Sandro Luis Francischinni (Secretário Administrativo)