Departamento de Ensino de Graduação - Lagoa do Sino (DeEGs/LS)
Objetivos do setor
- Orientações técnico-pedagógicas: Prestação de informações (individual e/ou coletiva) sobre procedimentos técnico, acadêmico e pedagógicos relacionados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, seus atos autorizativos, ao cotidiano docente e assessoramento a respeito de questões pertinentes a permanência dos estudantes de graduação nos seus cursos.
- Acompanhamento e orientação pedagógica dos alunos de graduação: Realizar orientação e acompanhamento pedagógico dos estudantes de graduação, assim como esclarecimentos de dúvidas em relação aos seus cursos, apoio nas atividades de matrícula, transferência, carteirinha estudantil, diplomas, exercício domiciliar entre outras.
- Formação Docente: Planejar e desenvolver atividades de formação pedagógica, destinadas aos docentes dos cursos de graduação.
Equipe
Beatriz Aparecida da Costa - pedagoga e chefe do setor
Marcia Maria Floriano Zacarias - assistente em administração
Interlocutores predominantes na dimensão da instituição
- Estudantes de graduação
- Coordenações de Curso
- Docentes
- Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DidPed)
- DiGRA
- Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico – CAAPE
- Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - DeACE-LS
- Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE)
- Direção e Coordenação Acadêmica do Centro de Ciências da Natureza (CCN)
Ações que podem contribuir com a Acessibilidade
1 - Acompanhamento pedagógico aos estudantes com deficiências e daqueles possuem algum transtorno funcional.
Esse acompanhamento possibilita:
- Identificar demandas:
- necessidades educacionais dos estudantes;
- elementos para a acessibilidade curricular;
- materiais específicos.
- Encaminhamentos:
- Análise pelo viés pedagógico;
- Indicação de possíveis ações pedagógicas (de acordo com o indicado pelo estudante);
- Encaminhamento à SAADE e às Coordenações de Cursos.
- Construção de ações coletivas com o objetivo de atender à demanda solicitada/apresentada pelo estudante.
2- Orientações aos NDE e Coordenações de Curso sobre Estrutura Curricular na perspectiva da acessibilidade, flexibilidade, integração disciplinar, metodologia e atendimento educacional.