21 de Setembro - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O GTI-Acessibilidade está junto na luta quotidiana, a favor da cooperação institucional e do reconhecimento do direitos das pessoas com deficiências, sejam elas com ou sem Transtornos do Espectro do Autismo, altas habilidades e/ou superdotação.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, acessibilidade é a "possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida" (BRASIL, 2015, Art. 3º).

Na data de 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, com objetivo de promover ações de conscientização da sociedade em relação aos direitos da pessoa com deficiência, garantindo acessibilidade e inclusão das
pessoas com deficiência na sociedade.

Se faz necessário, em datas comemorativas como essa, refletir e repensar ações que de fato incluam as pessoas com deficiência na sociedade.

Para isso, é preciso além da remoção das barreiras que limitam as pessoas com deficiência em suas atividades cotidianas, uma mudança cultural e investimentos no desenvolvimento de ações efetivas para a inclusão, buscando a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Vamos, juntos, promover a cooperação e a acessibilidade institucional para o reconhecimento e a legitimação dos direitos das pessoas com deficiências.

21 de Setembro de 2020
GTI-Acessibilidade / UFSCar