Setembro/2020

Apresentação dos Novos Representantes do GTI

Marcia João Pedro - Psicóloga- PROACE-DeAS
Helen Capeleto Francisco - Fonoaudióloga - USE
Rosemeire Gallo Mecca - Setor de Eventos - PROEX
Thiago Henrique Vicente - Setor Administrativo - ProPG


Atividades Concretizadas

ProGrad:
Organizou em seu website informações para atividades de ensino remoto (link externo)


Encaminhamentos

Assessoria Pedagógica:
Organizar poio para Comunicação Não-Violenta: Temática sobre Violência Simbólica

ProEx:
Dialogar sobre como criar eventos virtuais com acessibilidade

ProPG:
Dialogar sobre estratégias de apoio a estudantes e docentes com deficiências da pós-graduação

Bolsistas Treinamento:
Ofertar Curso de Alfabetização para Ambientes Virtuais
Ofertar Curso sobre Legendas em Vídeos
Ofertar Curso sobre Audiodescrição
Ofertar Curso sobre Tecnologia Assistiva

Apresentação Bolsistas Treinamento

Otávio Pescarini - Biologia (Sorocaba)

Alexia dos Santos Silva - Engenharia Agronômica (Araras)

Nicole Akemi - Psicologia (São Carlos)

Giovanna Francioli Menegon - Letras (São Carlos) 

Rayane Lima Maciel - Biologia (São Carlos)

Marília Coelho - Gerontologia (São Carlos)

Sofia Borges - Engenharia Florestal (Sorocaba)

25 de Setembro de 2020

- Apresentação de novos bolsistas treinamento.
- Apresentação do GTI Acessibilidade (organização, ações desenvolvidas)
- Apresentação do Portal Acessibilidade (estrutura, objetivos)
- Apresentação da Clarissa sobre o trabalho desenvolvido na SEaD referentes à adaptação dos materiais digitais (como vídeos, livros, artigos, ampliação de materiais em pdf). Importância de se ouvir os estudantes e que não há fórmulas para o que será desenvolvido para os estudantes.

Destaque para a função das bolsas treinamento (financiamento público) e que promoverá uma experiência formativa e profissional. O princípio norteador de Direitos Humanos para as pessoas com Deficiência e não como assistencialismo.

Pensar em como tornar a comunicação acessível para todos (com mais entendimento sobre o que está sendo explicado), mesmo sendo difícil chegar à uma acessibilidade para todos os públicos.

Atividades do treinamento:

- Ler a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar (link da SAADE)
- Conceitos específicos sobre deficiências
Importância do diálogo de forma horizontalizada para desconstruir "barreiras".
- Ler o que foi realizado no curso de Medicina (diferenciação curricular). Experiência inovadora no Brasil
- Cursar a Disciplina Eletiva para todas as áreas de Conhecimento: Acessibilidade na Educação Superior (às terças feiras, das 14 às 16. Bloco B.).


Levantamento dos bolsistas que tiveram/têm contato com pessoas com deficiência (no curso, na família, amigos) para formação das tríades:

1. Alexia (Ciênc.Natureza) contato com colega de curso (não da mesma turma) dificuldade de locomoção.
2. Caroline Rio (Ciências da Vida): um pouco no estágio, mas superficial (deficiência física)
3. Zenedine (Ciências da Vida) :.acompanha idosa na prática médica do curso e tem familiar com deficiência.
4. Giovanni (Humanas): colegas no ensino fundamental e na família
5. Guilherme (Exatas, Lagoa do Sino): nunca teve contato
6. Inaê (Humanas-Ed. Especial): estágio na educação infantil e no ensino fundamental. Primo com TEA e convivência com deficiente físico.
7. Julia (Humanas. Ed. Especial): experiências por conta do curso (crianças surdas, com TEA, DI), vizinho e sogra (auxílio à ela por conta do EaD junto à estudante da sogra, com adaptação em ambiente virtual)
8. Lais (Med): UBS (crianças com TEA) e colegas de turma
9. Maria Bertazzo (exatas- Eng. Mec): colegas com dificuldade de locomoção que depois abandonaram o curso. Não teve experiência profunda
10. Mariana (Exatas- Eng.Mat); primo com deficiência auditiva e na fala.
11. Marília Coelho (Geronto): irmã com síndrome de Down, disciplina Libras (prof. surdo).
12. Nicole Akemi (Psicologia): não teve convivência prática, só teoricamente por meio das disciplinas. Está inscrita na disciplina em Libras.
13. Otávio (Cien. Vida- Biologia) contato com deficientes surdos, no estágio ensino fundamental e no buffet contato com crianças surdas
14. Rayane (Ciênc da Vida. Biologia): primo com deficiência intelectual e estágio na 14.Biologia no ensino fundamental (TEA)
15. Sofia (Exatas. Eng. Florestal): família def. visual (avós) e primo com TEA. Na graduação duas colegas com deficiência auditiva.

- Leonardo explicou sobre as tríades com esquema que ficará na sala aberta no Google Classroom. As tríades trabalharão por atividades que podem ser do mesmo grupo temático (ex. duas tríades trabalhando com deficiência visual).

Encaminhamentos:
- Divisão preliminar dos bolsistas treinamento nas tríades, de acordo com os perfis levantados (reunião na próxima semana).
- Ver com DiDPed e DIGRA se o estudante pode cursar a disciplina optativa no mesmo horário de uma atividade regular e se a disciplina Eletiva Educação Especial pode ser ofertada em horário livre (para não chocar com os horários de aulas de quem já está inscrito nas atividades).